Programação, Lista dos Aprovados e Informes

O III Congresso Nacional para Salvaguarda do Patrimônio Cultural será realizado em ambiente virtual entre 09 e 12 de novembro de 2021 (Programação Completa).

 

  • Lista completa dos artigos aprovados:

PRESERVAÇÃO OU DESCARACTERIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL? o caso da Feira da Torre de Tv de Brasília

PATOLOGIAS EM EDIFICAÇÕES HISTÓRICAS: o caso da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Sabará

O PATRIMÔNIO DUPLAMENTE ESQUECIDO: os efeitos da pandemia da Covid-19 sobre edificação de caráter histórico em Fortaleza-Ce.

ACERVO PESSOAL E PROFISSIONAL DO ARQUITETO HANS BROOS: DESAFIOS INICIAIS DE SALVAGUARDA E CONSERVAÇÃO

RETRATO LITERÁRIO: Patrimônio e preservação da memória na obra de Mário de Andrade.

MEMÓRIA, CIDADE E COTIDIANO: as fontes como fragmentos urbanos na primeira metade do século XX

DE PROPRIEDADES RURAIS À FRAGMENTOS URBANOS: O Casarão do Anastácio e a Casa do Regente Feijó no processo de reestruturação urbana de São Paulo

A PRODUÇÃO ESPECULATIVA DO ESPAÇO URBANO DO BAIRRO DA PRATA, CAMPINA GRANDE, PARAÍBA: Tensões entre a capitalização e a valorização de um bem cultural

REQUALIFICAÇÃO, CULTURA E PATRIMÔNIO DA FEIRA DE SÃO JOAQUIM: Estratégias de Salvaguarda da maior feira livre da Bahia.

DO ENSINO À CULTURA: Proposta de Intervenção no prédio do Grupo Escolar Augusto Severo, Natal/ RN

JARDINS VERNACULARES DE LONDRINA-PR: Estudo de Caso na Rua Olinda

LARGO DA BANANA: ENTRE O APAGAMENTO E O RECONHECIMENTO DE UM LUGAR DA MEMÓRIA NEGRA PAULISTANA

A VIDA E MORTE DO CINE IDEAL: memórias de um cinema de rua em Maceió-AL

ENTRE PLATIBANDAS E DESCARACTERIZAÇÕES: conjecturas acerca da preservação do centro histórico de Teresina

INSURGÊNCIAS NO PATRIMÔNIO: Igreja de São Daniel, arquitetura de Oscar Niemeyer jamais esquecida na favela de Manguinhos

REMANESCÊNCIAS DO PATRIMÔNIO FERROVIÁRIO DE MINAS GERAIS: memórias dos trilhos do Complexo Ferroviário de Ribeirão Vermelho-MG

O PASSADO COMPARTILHADO NO PRESENTE: Anteprojeto de restauro para as ruínas da capela de Santa Rita em Pedro Velho/ RN

QUINTA DA BOA ESPERANÇA: uma experiência de mobilização social em defesa do patrimônio cultural e ambiental em Uberaba

O AFUNDAMENTO DA TERRA QUE LEVA MEMÓRIAS: o caso do bairro do Pinheiro e as edificações modernistas de Maceió-AL.

FRAGMENTOS DA PAISAGEM: a descaracterização da Rua Roberto Clark em Birigui - SP

ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE NO THEATRO JOSÉ DE ALENCAR – FORTALEZA/CE

CONDOMINIOS FECHADOS RESIDENCIAIS E PATRIMONIO AMBIENTAL URBANO: simulacro e identidade

GUIA DA CIDADE E ARQUITETURA DE SÃO JOÃO DEL-REI (MG): documentação dos imóveis religiosos

ARQUEO3DPE E O DESAFIO DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL ATRAVÉS DO USO DE TECNOLOGIAS: a importância de trabalhar novas linguagens no processo pedagógico para valorização do patrimônio arqueológico

SANATÓRIO MEDUNA: Um registro da psiquiatria piauiense na arquitetura

LEVANTAMENTO ARQUITETÔNICO E DIGITAL DO PATRIMÔNIO CONSTRUÍDO DE DELFINÓPOLIS-MG: OBJETIVANDO UMA PROPOSTA DE RESTAURO

DESIGN E CIDADE: Uma abordagem interdisciplinar da obra de John Ruskin

PESQUISA-CAMARA-AÇÃO! etnografia visual “(Praça) Benedito (Calixto) Seja Ocupada”

O PROCESSO DE RESTAURO DA CASA DO BARÃO DO RIO BRANCO: a casa como elemento da multidisciplinaridade no curso de Arquitetura e Urbanismo da UERJ, Campus

Petrópolis/RJPLANO DE GESTÃO E PRESERVAÇÃO DO PALÁCIO AMARELO/CMP-PETRÓPOLIS/RJ

DESIGN À SERVIÇO DO PATRIMÔNIO: a construção de uma identidade visual comunitária

PATRIMÔNIO CULTURAL DE IJUÍ, RS – BRASIL: o conjunto de edifícios concebidos pela família Glitz

OS INVENTÁRIOS POST-MORTEM E SUA POTENCIALIDADE NA PESQUISA DA HISTÓRIA, ARQUITETURA E URBANISMO: casario urbano de São João del-Rei (MG), 1800-1816

PRÉDIO CENTRAL 95 ANOS: uma ação comemorativa em uma instituição tombada no Capão Redondo

CASINHA PEQUENA: Restauro do Cine Cruzeiro em Conchas - SP

PATIO FERROVIÁRIO DA ESTAÇÃO NOVA DE CAMPINA GRANDE.PB: degradar ou consumir? proteger ou usar?

PREMISSAS PARA A PRESERVAÇÃO: os conceitos das Cidades Educadoras (AICE-UNESCO)

REESTRUTURAÇÃO DAS FICHAS DO INVENTÁRIO DO PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO DE CACHOEIRA DO SUL/RS

CIRCUITO DE CINEMA DO PENEDO

DECOLONIZANDO A VILA MATILDE: um outro olhar sobre o território a partir da memória do Largo do Peixe

RUÍNAS- UM REGISTRO SOBRE A HISTÓRIA DAS CIDADES: Alcântara no Maranhão.

SERÁ O BENEDITO! A educação patrimonial no ensino de história 

CARACTERIZAÇÃO DE PERFIS DE UMIDADE ASCENSIONAL EM REVESTIMENTOS ARGAMASSADOS TRADICIONAIS

A PRÁTICA DA VISITAÇÃO GUIADA NO CASARÃO DO SÉCULO XIX SOLAR BARÃO DO GUAJARÁ EM BELÉM DO PARÁ

ARQUIVO DE MEMÓRIAS DOS CENTROS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (CEA) DOS PARQUES PREVIDÊNCIA E DO CARMO

O PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO E A SUA PERCEPÇÃO PELO INDIVÍDUO: o caso do Edifício “A Noite"

PROTEGENDO AS MEMÓRIAS DO SERIDÓ: Subsídios para a criação de Plano de Proteção Patrimonial do centro histórico de Currais Novos/RN

CENTRO HISTÓRICO DE SANTA MARIA: O Projeto Interpretativo como ferramenta da educação patrimonial.

NÚCLEOS COLONIAIS CARAMBEHY E RIO DAS ANTAS DA EFSPRG

RESTAURO DA COR DO MONUMENTO HISTÓRICO E ARTÍSTICO DE AVARÉ-SP: A CONCHA ACÚSTICA DE AVARÉ

O GUERREIRO ALAGOANO E O CAVALO-MARINHO PERNAMBUCANO os caminhos para a Patrimonialização

UM PALCO, VÁRIAS VOZES: interpretações e potencialidades locais no planejamento e preservação do Largo do Rosário, no Sítio Histórico de Olinda - PE.

O NOVO NORMAL: como a pandemia transformou nossa perspectiva de patrimônio

O CEMITÉRIO DOS INGLESES EM SALVADOR, BAHIA: documentação da arte e arquitetura cemiterial

HABITAR O PATRIMÔNIO: Retrofit do Edifício Rolim em habitação

AVALIAÇÃO DAS MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS DO MUSEU DE MODA DE BELO HORIZONTE: Contribuição para manutenibilidade da edificação

TRÊS CIDADES, QUATRO TEATROS E CINCO VALES: as transformações dialéticas da paisagem cultural do Vale do Anhangabaú e do Theatro Municipal de São Paulo (séculos XIX-XX)

PATRIMÔNIO ARQUIVÍSTICO DAS UNIVERSIDADES INTEGRANTES DO SIGA

A Igreja Matriz de São José das Três Ilhas: evolução dos danos de 2009 a 2021

ETNOCONSERVAÇÃO URBANA: Diretrizes sustentáveis para a Gestão da Conservação da Paisagem Cultural Carioca

RESGATE HISTÓRICO DE UMA COMUNIDADE: Um olhar sobre a história e os patrimônios culturais material e natural do bairro Ponte Alta

PROPOSTA DE REQUALIFICAÇÃO DO “MERCADO NOVO” EM CAPELINHA (MG)

AUSÊNCIAS SOBRE A LUTA COMUNITÁRIA E DEMOCRÁTICA PELA PRESERVAÇÃO DO PARQUE MODERNISTA, EM SÃO PAULO.

UM PERCURSO NA MEMÓRIA: Reflexões do território Brás e Mooca.

REFERÊNCIA CULTURAL E ANTROPOLOGIA URBANA: presença da comunidade LGBTQIAP+ em São Paulo

EMOÇÕES CEMITERIAIS: um novo vislumbre no Cemitério da Soledade

O SIMBOLISMO DA ARQUITETURA RELIGIOSA NA CONSTRUÇÃO DE PAISAGENS: estudo arquitetônico de igrejas históricas do Rio de Janeiro

O USO DO DENSE STEREO MATCHING (DSM) PARA DOCUMENTAÇÃO E DIAGNÓSTICO DO PATRIMÔNIO CONSTRUÍDO: O CASO DA CAPELA DE SÃO JOSÉ DA VILA MARIA ZÉLIA/SP

DA TAIPA AO CIMENTO E AÇO: Tensões entre o Antigo e o Novo na Arquitetura da Penha de França

AFERIÇÃO DOS VALORES DA PAISAGEM CULTURAL E O CONJUNTO MODERNO DA PAMPULHA

PATRIMÔNIO URBANO, MEMÓRIA E IDENTIDADE: uma análise sobre a Avenida Frei Serafim, Teresina - PI

A IGREJA DA VILA MARIA ZÉLIA E O SEU ESTADO DE CONSERVAÇÃO E RESTAURO

A CASA DAS ROSAS E O SEU JARDIM HISTÓRICO

PAPEL E GIPSITA: AS LIÇÕES DA TÉCNICA E DA FORMA NO LICEU DE ARTES E OFÍCIOS DE SÃO PAULO

A PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O ANTIGO MOINHO PARANAENSE

A CONSTRUÇÃO DA PAISAGEM A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO LUGAR E AS NOVAS NARRATIVAS DO PATRIMÔNIO CULTURAL: A construção do Espaço Comum Luiz Estrela

POR UM MANUAL DE CONSERVAÇÃO DOS IMÓVEIS DO CENTRO HISTÓRICO DE SÃO PAULO: democratização do conhecimento e políticas públicas

FAZENDA DA TAFONA - UMA CASA NO MUNDO DE DENTRO Furando a bolha da história oficial

MEMÓRIA E HISTÓRIA: ESTUDO DA CASA AREDES EM AVARÉ/SP

CAMADAS DO TEMPO E A FORMAÇÃO DA PAISAGEM CULTURAL DE SANTA MARIA

ENTRE MEMÓRIAS E VIVÊNCIAS: Um mapeamento afetivo das referências culturais do Morro São João.

RECONSTITUIÇÃO ARQUITETÔNICA DO FORTE DE SÃO FRANCISCO DE SÃO LUÍS, MARANHÃO, BRASIL: Um ensaio de cripto-história da Arte

CONTRIBUIÇÕES DA ENGENHARIA CIVIL PARA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO: Análise de Patologias através dos Mapas de Danos do Casarão dos Junqueiras, Pouso Alegre, MG

A CASA DE ÓPERA DE SÃO PAULO NO SÉCULO XVIII: Construção, usos e uma hipótese de reconstituição arquitetônica.

HABITAÇÃO, GÊNERO E HISTÓRIA: uma análise das transformações tipológicas da casa e sua relação com o papel da mulher na sociedade

 

  • Ouvintes entrem no site da UNIFESP para realizar a sua inscrição!! 

Link para inscrição:

https://sistemas.unifesp.br/acad/proec-siex/index.php?page=INS&acao=2&code=20423 

 

  • Instruções para envio do artigo completo!!

As instruções para a confecção do artigo final (template, tamanho, extensão de salvamento, etc) já foram enviadas aos participantes. Caso não tenha recebido, pedimos que escreva urgentemente à comissão organizadora por meio do e-mail 3cicop.sp@gmail.com, que reenviaremos. Para a entrega final do artigo, destacamos que será necessário que 1 autor(a) do(s) artigo(s) aprovado(s) encaminhe um e-mail com a versão em PDF, com tamanho de até 4Mb. As imagens deverão estar inseridas, legendadas e com dimensão para publicação digital, ou seja, com 72dpi. Não haverá tramitação dos artigos finais pela plataforma outrora utilizada para o envio dos resumos expandidos. Os textos completos, desta maneira, deverão ser encaminhados pelo e-mail como acima descrito até o dia 17 de outubro.

  • Apresentações das Sessões Temáticas:

Para as apresentações, estipulamos 12 minutos por trabalho, independentemente do número de autores. Recomendamos que todas as apresentações tenham recursos audiovisuais, que serão projetados pelos próprios integrantes na sala virtual em que ocorrerá a Sessão Temática. É possível também a apresentação de um vídeo que substitua a apresentação em slides. Mas reforçamos que dependendo da instabilidade dos provedores de internet, este recurso seja utilizado apenas em casos imprescindíveis. Para os slides, o tamanho máximo recomendado é de 4Mb e não há template pré-definido, porém, frisamos que o título do artigo, a autoria e os órgãos de financiamento (caso existam), além da vinculação institucional, sejam apresentados no primeiro slide da comunicação.

Destacamos a imensa alegria de podermos contar com a participação de tantas pessoas importantes e com significativas comunicações em nosso evento.

 

Programação completa!!

 

Equipe Cicop Brasil 2021




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