PORTAL DE EVENTOS DO CAMPUS SÃO PAULO, III MOSTRA DE PROJETOS DE EXTENSÃO DO CAMPUS SÃO PAULO

Tamanho da fonte: 
OFICINA DE QUÍMICA COM UM GRUPO DE ALUNOS SURDOS: TESTE DE CHAMAS
Pedro Miranda Junior, João Paulo da Silva Souza

Última alteração: 2021-11-10

Resumo


O presente estudo apresenta a análise de uma oficina de química com o tema “Teste de chamas”, realizada de forma remota com um grupo de estudantes surdos do 1º ano do Ensino Médio em uma proposta de ensino bilíngue. Os dados analisados foram coletados por meio de observações, questionários e de diálogos registrados durante as discussões das atividades da oficina. A oficina foi elaborada com base nos pressupostos da abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Os resultados evidenciam que as atividades da oficina proporcionaram o estímulo e a curiosidade do grupo de estudantes surdos à aprendizagem química, bem como o interesse nas discussões de problemas sociais e ambientais da sociedade relacionados ao tema, situações de ensino potencializadas pelo uso da abordagem CTS. Também destacamos a importância da presença da intérprete de Libras durante o contato virtual dos bolsistas com os estudantes, o que contribuiu sobremaneira para realização da oficina em uma metodologia de ensino bilíngue, em que a Libras é utilizada como primeira língua e o português, na modalidade escrita, como segunda língua.