PORTAL DE EVENTOS DO CAMPUS SÃO PAULO, III MOSTRA DE PROJETOS DE EXTENSÃO DO CAMPUS SÃO PAULO

Tamanho da fonte: 
ENSINO DE CIÊNCIAS COMO AÇÃO PROMOTORA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL (ADV): ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS ADEQUADAS PARA O ENSINO REMOTO
Eliana Maria Arico, Elaine Luiz de Carvalho, Ana Carolina Botelho Crispim, Mateus Santos Mozer, Isabela Disigant, Victória Naomi dos Santos Aoki

Última alteração: 2021-11-19

Resumo


Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento e a prática de estratégias para o ensino de tópicos de ciências, especificamente a química,  para ADVs em turmas de ensino básico, concomitantes à capacitação dos docentes e profissionais da instituição de ensino onde será executado e à qualificação de alunos do curso de licenciatura em química do IFSP que atuarão em sua execução. Sua realização foi inicialmente proposta para ser feita em escola da Rede Estadual de São Paulo. Entretanto, a continuidade do ensino remoto no ano de 2021 manteve o cenário de evasão dos ADVs da escola parceira, já ocorrido no ano de 2020.  Dessa forma, o projeto foi redirecionado para a parceria com o Instituto Benjamin Constant (IBC), Rio de Janeiro, referência nacional na educação e capacitação profissional de pessoas com deficiência visual.  Nessa parceria, optou-se pelo uso das tecnologias da informação (TIC) para elaboração e aplicação de atividades diagnóstica (Google Forms), encontros virtuais (Meet) elaboração de áudio explicativo no formato Podcast (para YouTube, ou Spotfy) e a equipe extensionista colaborou na elaboração de um dos materiais impressos do IBC, Caderno de apoio grafotátil e ampliado, com o tema Estrutura Atômica, Parte 1. As estratégias didáticas de ensino de química serão aplicadas aos ADVs das turmas dos Cursos Técnicos em Artesanato e em Instrumento Musical Integrados ao Ensino Médio.