Tamanho da fonte:
PROJETO PERTENSER: CONHECENDO OS POVOS INDÍGENAS DE SÃO PAULO – IDENTIDADE, PRECONCEITO, HIBRIDISMO
Última alteração: 2021-11-12
Resumo
O projeto de extensão PertenSer tem como objetivo principal trabalhar questões de educação, em uma perspectiva intercultural, com crianças migrantes ou filhos/as de migrantes, principalmente aqueles pertencentes à comunidade do entorno do IFSP, como a comunidade boliviana. Para esse trabalho, contamos com bolsistas de graduação, voluntários e docentes que juntos refletem sobre a educação intercultural de modo interdisciplinar e planejam atividades. Neste trabalho, mostraremos parte das reflexões realizadas neste ano, na área de Língua e Linguagens, as leituras e debates realizados e os conceitos utilizados na elaboração de material didático sobre “povos indígenas do Brasil e de São Paulo” e planejamento de oficina. Embora não pudemos realizar atividades semanais devido à pandemia, pretendemos realizar uma oficina presencial em dezembro, pois até lá mais participantes do projeto estarão vacinados e poderemos nos encontrar com mais segurança. Nossa meta é, então, nesta oficina, trabalhar parte do material sobre “povos indígenas” e entregar um kit pedagógico sobre o assunto, com o intuito de refletir sobre identidade indígena e preconceito com as crianças do projeto e, futuramente, divulgar o material também para escolas do entorno do IFSP – Câmpus São Paulo para colaborar para a formação decolonial tanto de crianças migrantes como de crianças brasileiras.