Tamanho da fonte:
OFICINA DE CIÊNCIAS PARA ALUNOS SURDOS DA EJA: FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS.
Última alteração: 2022-10-13
Resumo
Esse trabalho tem por objetivo analisar as potencialidades de uma oficina com o tema fenômenos físicos e químicos, desenvolvida com um grupo de 15 alunos surdos de uma turma da EJA (Educação de Jovens e Adultos), para aprendizagem Ciências. Os estudantes participantes da oficina são alunos matriculados na Escola Municipal Educação Bilíngue para Surdos Professora Neusa Basseto, escola parceira do projeto de extensão “Ensino de Ciências para Alunos Surdos: Oficinas temáticas”. Os dados analisados são com base em observações, questionários e diálogos dos extensionistas com os alunos surdos. A oficina foi realiza de forma presencial no laboratório de química do IFSP. A proposta da oficina segue a perspectiva da abordagem CTS, possibilitando discutir as inter-relações entre ciência, tecnologia e sociedade que permeiam o tema em debate. Os resultados evidenciam um bom aproveitamento da atividade realizada. Dessa forma, pode-se concluir uma contribuição dessa oficina ao processo de ensino/aprendizagem dos estudantes surdos.
Texto completo:
PDF