Tamanho da fonte:
OFICINA DE CIÊNCIAS PARA ALUNOS SURDOS: HORTA COMUNITÁRIA
Última alteração: 2022-10-13
Resumo
Esse trabalho tem como objetivo analisar a oficina para construção de uma horta comunitária, desenvolvida com alunos surdos dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II da EMEBS Neusa Bassetto, escola parceira do projeto “Ensino de Ciências para Alunos Surdos: Oficinas temáticas”, oferecido pelo IFSP – Campus São Paulo. A oficina foi desenvolvida dentro da perspectiva da pesquisa qualitativa, utilizando-se das abordagens CTS e Ensino Investigativo, com busca nos desenvolvimentos cognitivo e argumentativo dos alunos, por meio de uma aprendizagem afetiva e crítica. Para isso, são postos em aula valores culturais de conhecimento geral, onde a aprendizagem de conteúdos científicos por parte dos alunos é de extrema importância. Os resultados comprovam um aproveitamento pleno da atividade, de forma que os alunos puderam se envolver e associar os conhecimentos obtidos ao seu cotidiano individual. Além disso, a contribuição social com a escola, transformando-a em um ambiente alegre e cheio de vida, foram evidentes. Sendo assim, é possível concluir que o uso das abordagens adotadas para o ensino de ciências para com os alunos surdos, mostrou-se eficaz, pois possibilitou aos alunos. Tornarem-se protagonistas de sua própria aprendizagem, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e participativos da sociedade.
Texto completo:
PDF