Química
RADIAÇÕES IONIZANTES: UMA SEQUÊNCIA DIDATICA PARA O ENSINO DE QUIMICA E ITINERÁRIOS FORMATIVOS | |
João Paulo da Silva Souza, João Paulo Gomes Cabral de Bastos Bernardes, Marcio de Paula da Silva Santos, Osmar Antunes Junior, Eliana Maria Arico |
CONFIGURAÇÃO ELETRÔNICA E TABELA PERIÓDICA: UMA ABORDAGEM LÚDICA PARA O ENSINO MÉDIO | |
Jisan Choi, Renan Sousa, Eliana Maria Arico, Osmar Antunes Junior, Rafael Ribeiro da Silva Soares |
Proposta de ensino de eletroquímica utilizando experimentação ativa e rotação por estações | |
Diogo Silva Passos, Vanessa Rocha Andrade, Cristiane Gallego Augusto, Osmar Antunes Junior, Eliana Maria Arico |
A relação entre os modelos moleculares e as fórmulas estruturais planas: uma “alfabetização” tridimensional em Química Orgânica | |
Sabrina Camargo Silva |
PILHAS E SEU IMPACTO AMBIENTAL: UMA ABORDAGEM CTS PARA O ENSINO DE QUÍMICA | |
Luma Venancio de Assis |
A relação entre os modelos moleculares e as fórmulas estruturais planas: uma “alfabetização” tridimensional em Química Orgânica | |
Sabrina Camargo Silva |
Comparação do desempenho de alunos de duas escolas públicas | |
Otávio Gonçalves Oliveira |
CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA NOS INTINERÁRIOS FORMATIVOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA | |
André Ferreira Silva, Jonas Silva Santos |
BIODIESEL: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O NOVO ENSINO MÉDIO | |
Vinícius Martin Távora, Willian Souza dos Santos, Márcio de Paula da Silva Santos, Eliana Maria Aricó, Osmar Antunes Junior |
“QUAL ELEMENTO É?” – UM MEIO LÚDICO DE COMPREENDER A RELAÇÃO ENTRE A TABELA PERIÓDICA E A CONFIGURAÇÃO ELETRÔNICA | |
Gabriel Liboni Sousa, Lívia Guiomar Silva Cavalcante |
“QUAL ELEMENTO É?” – UM MEIO LÚDICO DE COMPREENDER A RELAÇÃO ENTRE A TABELA PERIÓDICA E A CONFIGURAÇÃO ELETRÔNICA | |
Lívia Guiomar Silva Cavalcante, Gabriel Liboni Sousa |
Matemática
ABORDAGEM MENTALIDADES MATEMÁTICAS NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO SOBRE A “TAREFA DAS FORMAS” | |
Tainara Dias Azevedo |
CONSTRUÇÃO DE FIGURAS CÔNICAS COM DOBRADURAS: ELIPSE, HIPÉRBOLE E PARÁBOLAS. | |
Selene Rocio Cespedes Sanchez |
O CONJUNTO DOS NÚMEROS IRRACIONAIS E OS TAMANHOS DOS INFINITOS | |
Luisa Avila Aneas, Sarah de Souza Ribeiro Lucas, Vinicius Testa Davansso |
Atividade de porcentagem: construção da estratégia de proporção para resolução. | |
Guilherme Patarro Borges, Sidneia Souza Silva |
UMA EXPERIÊNCIA DE REGÊNCIA SOBRE PROPORCIONALIDADE ENTRE GRANDEZAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA | |
Antonio Luis Mometti, Caio César de Andrade Oliveira, Deborah Silva Santos, Gustavo Gibram Gerardi, Jean Lucas Acelino de Aguiar, Luiza Moreira Figueiredo da ROCHA |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: RELAÇÃO EDUCACIONAL ENTRE LICENCIANDO DE MATEMÁTICA E ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | |
Enrico Comeron Bevilacqua, João Victor Prando da Paz, Mariana de Castro Santos |
EXPLORANDO OS CONCEITOS DE ÁREA E VOLUME POR MEIO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS E DO SOFTWARE GEOGEBRA | |
Andressa Ribeiro Qeiroz, Dayane Barbosa Santos, Kauê Hernanny Pereira Silva, Lucas Knupp Tomerotte, Marli da Conceição Castro, Antonio Luis Mometti |
Utilização de jogos matemáticos para o ensino fundamental II - Frações | |
Gabrielly Ferreira de Souza Pinto, Samuel José e Silva |
O JOGO SUDOKU COMO PRÁTICA DE RACIOCÍNIO LÓGICO: APLICAÇÃO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE ITAQUAQUECETUBA | |
Gehad Kamel Bou Assi, Cátia Da Silva Gomes De Freitas, Aline Ribeiro Alves Da Silva, Juliana Regiane Ribeiro Pimenta, Eliane Cristina Silva, Gilberto Luiz De Sousa Cunha |
A construção da hipérbole por meio de dobraduras: reconhecendo os elementos da hipérbole e suas propriedades | |
Amanda Carolina de Moura, Hebert Keller Madeira |
A ELIPSE: UMA CONSTRUÇÃO POR DOBRADURAS E SEUS ELEMENTOS | |
Sidneia Souza Silva, Marcelo Rodrigues da Silva, Marcelo Rodrigues da Silva |
O aparecimento da questão na perspectiva do encontro | |
Thiago Torres da Silva, Lara Pereira Lima dos Santos, Ulysses Henrique Conceição Souza |
O JOGO BINGO PARA PRÁTICA DA FUNÇÃO DO 1º GRAU: APLICAÇÃO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE ITAQUAQUECETUBA | |
Kethelyn Cristina Braga |
AÇÕES INCLUSIVAS NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA | |
Artur Augusto Preto Filho, Emmanuel Guerra de Lima, Brenno Chaves Carvalho Pelegrini, Isabelle Maria da Silva, Roberta Delis de Souza Silva |
Soma dos termos de uma Progressão Aritmética: do plano de aula à regência. | |
Ana Beatriz Souza Pedrosa Bomfim, Susana Nakandakari, Vitor Amorim |
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A EXPERIÊNCIA DE LICENCIANDOS: UMA DISCUSSÃO SOBRE O CONTRATO DIDÁTICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA | |
Debora Silva Santos |
Licenciandos em Matemática e a Residência Pedagógica: experiências com o Novo Ensino Médio | |
Julius Domingues, Laizo Cunha, Lucas Brito, Eduardo Paes, Victor Soncini, Dhena Silva, Rógerio Marques |
Olimpíada Geométrica | |
Ariane Evangelista |
Aplicação E Correção De Atividade: Progressões Aritmética E Geométrica | |
Sabrina Mascarenhas Bellato, Lucas Lopes de Oliveira Gonçalves, Caique Aparecido Rodrigues de Sousa |
A REGÊNCIA NO CONTRATURNO: UMA PROPOSTA DE CURSO PREPARATÓRIO DE MATEMÁTICA PARA O ENEM | |
Camila Gabrielle Rodrigues da Silva, Bárbara Negrini Lourençon |
Curso Preparatório para OBMEP | |
Carlos Augusto Rosa |
A REGÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO E PERCEPÇÕES | |
Alexandre CRUZ Santos, MATHEUS H.S LOPES, SAMUEL P. LOPES, FLAVIO P.L. NETO |
Do Ábaco ao computador: relato de uma experiência interdisciplinar entre matemática e ciências | |
Roseli Oliveira da Silva, Carolina Vera Bueno, Cássia Gonçalves da Costa de Santana, Layon Richard Afonso Vieira, Marcelo Pereira, Maria Eduardo Carvalho de Jesus |
Ciências Biológicas
I Simpósio do Programa Residência Pedagógica do IFSP-IMPRESSÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DE REGÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA | |
Laura medeiros, Henrique Oliveira |
"CULTURA DOS POVOS INDÍGENAS E PEGADA ECOLÓGICA - ESTÃO ASSOCIADOS? A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO” | |
Karen Antonia da Rocha Lino, Kenedy Ferreira dos Santos |
USO DE MODELO EM AULA DE ASTRONOMIA: COMPARANDO O USO DE DIFERENTES MODELOS PARA REPRESENTAR ECLIPSES E OS MOVIMENTOS TERRESTRES E LUNARES | |
Nassib Saab Daniel |
A importância da feira de ciências - como os alunos desenvolvem o interesse em pesquisa e ciências quando criam trabalhos para a feira | |
Julia Bruder Dinelli, William Gonçalves |
Promovendo a Reflexão sobre o Dia Internacional das Mulheres: incentivo ao diálogo e o pensamento crítico | |
Gabriela Silva Salvador, Mayara Ramos, Laura Medeiros, Letícia Silva |
VIVÊNCIAS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA ESCOLA MUNICIPAL ESPAÇO DE BITITA: ATIVIDADE “FORMAÇÃO DE NUVENS” | |
Juliana de Oliveira Lacerda |
Resumo expandido residência pedagógica | |
Maria isabel avelino |
Física
PROJETO PARA O ENEM: PREPARAÇÃO E TRAJETÓRIA A UNIVERSIDADE | |
Gabriel Henrique Silva Ribeiro |
ANÁLISE DO CENTRO DE MASSA: ESTUDO DO EQUILÍBRIO COM FIGURAS GEOMÉTRICAS E SISTEMAS DE DISCOS METÁLICOS | |
Laura Silva Pelicer, Claudia Calore da Silva, Gabriele Riquena Lopes da Silva, Mateus Fernandes Rodrigues, Isac Zacarese |
Relações da Autonomia e Conflitos de Oposição: Uma análise de contraste entre escolas que receberam o programa de Residência Pedagógica | |
Pietra Ribeiro Paulino, André do Nascimento Gonçalves, Isadora Callado Nolla Sabbag |
PROJETO FEIRA DE CIÊNCIAS | |
Mariely Daniel, Joice Silva |
A LEI DA INÉRCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ESTRUTURADO NA ABORDAGEM INVESTIGATIVA | |
Mônica Maria Biancolin |
APRESENTAÇÃO DE EXPERIMENTOS NA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA: HOLOGRAMA E GERADOR DE VAN DE GRAAFF | |
Natalia Aparecida Valentim Steinmeyer, Tarcísio Célio da Costa, Matheus Santana, Lucas Santos Rocha, Rafael Rodrigues de Castro Gonzaga |
Geografia
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A EXPERIÊNCIA DO OLHAR GEOGRÁFICO NA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS HELEN KELLER | |
Mariana Silva Patricio de Souza, Carlos Augusto de Siqueira, Renan Matheus Barbosa, João Paulo Amorim de Oliveira |
AÇÕES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: NÚCLEO DA ESCOLA ESTADUAL ALMIRANTE MARQUÊS DE TAMANDARÉ E INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO | |
Lívia Carvalho Silva |
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE: PEQUENOS RELATOS SOBRE REGÊNCIAS NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO, C MPUS SÃO PAULO | |
Pedro Viana Imakuma, Camila Alves Kroupa, Matheus Vieira Caretta |
Pedagogia
SÍTIO DO PICAPAU AMARELO: UM PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO COM A FANTASIA A SERVIÇO DO LETRAMENTO. | |
Lerianderson Toledo Santos Filho |
A Pedra Que Abrigava Vidas | |
ALESSANDRA LUCINDO LUIZ |
O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E SUA IMPORT NCIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: O CUMPRIMENTO DA LEI 10.639 | |
Ayrton Gonçalves da Silva Lopes |
MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA: AUTOESTIMA, VALORIZAÇÃO DA DIFERENÇA, RESPEITO AO PRÓXIMO | |
Thompson Otavio Ferreira Tijolli Freitas, Tatiely Keren de Almeida, Marina Gabriela Penna Lopes |
SUPERANDO MEDOS DA PROFISSÃO DOCENTE: UM RELATO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA | |
Maria Rita Bialtas, Isaac Rigonato Fernandes, Karla Paulino Tonus |
IDENTIDADE E RESPEITO ÀS DIFERENÇAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA | |
Stefani de Paula Medeiros |
Cada um com seu jeito, cada jeito é de um...e nós somos assim: valorização da diversidade e o autoconhecimento | |
Stela Coelho Teodoro Aires |
CURRÍCULO OCULTO E A DIVERSIDADE NAS ESCOLAS: VIVÊNCIAS DE UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA LICENCIATURA | |
Heloisa Maria Meireles Gonçalves |
PARQUE TARUNDU: UM PROJETO DE INTERDISCIPLINARIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS | |
Barbara Almeida |
Atividade lúdicas nas regências para a Educação Infantil: "A Cor de Coraline", atividades circenses e pinturas com tintas naturais | |
Livia Maria Kuniyoshi Pereira |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus São Paulo