PORTAL DE EVENTOS DO CAMPUS SÃO PAULO, III MOSTRA DE PROJETOS DE EXTENSÃO DO CAMPUS SÃO PAULO

Tamanho da fonte: 
O Instagram como meio de divulgação científica: relato sobre o impacto de temas de micologia em dois anos do perfil @IFungiLab
Ana Caroline Atanabe Manoel, Glédson Bandeira Maia, Amanda Micalloni de Oliveira, Leonardo Pimentel da Silva Pena, Denis Augusto Zabin, Paula Beatriz L. de Brito, Marina Pires Corrêa-Santos, Mariana de Paula Drewinski, Ana Lucia Vardiero Ribeiro, Laís Rocha de Sá, Ágata Carvalho Morais, Nelson Menolli Jr.

Última alteração: 2021-11-10

Resumo


Com o advento das redes sociais, houve mudanças na forma como compartilhamos informações. O Instagram é uma ferramenta intuitiva, de fácil acesso e, logo, se tornou uma das redes sociais mais acessadas entre jovens e adultos. Assim, esse meio torna-se também uma oportunidade para que parte do conhecimento produzido nas universidades seja popularizado. Nesses moldes, o perfil @IFungiLab no Instagram surgiu em 2020, com foco em temas relacionados ao estudo dos fungos e trazendo uma linguagem mais acessível e atrativa, com postagens incluindo curiosidades sobre os fungos, sua presença e importância na sociedade, bem como a contextualização de artigos científicos de relevância sem a perda do rigor científico. Considerando algumas mudanças da estrutura de alguns temas do perfil @IFungiLab ao longo de 2021, o objetivo deste artigo é investigar as mudanças na estrutura das postagens de maior destaque em 2021 quando comparadas às postagens de 2020. Os temas que serão aqui explorados e que ganharam destaque em 2021 são: Curiosidades, Artigo da Vez, FungArt e Micogastronomia.

Palavras-chave: Instagram; Ensino de Micologia; Divulgação Científica; IFungiLab.