PORTAL DE EVENTOS DO CAMPUS SÃO PAULO, III MOSTRA DE PROJETOS DE EXTENSÃO DO CAMPUS SÃO PAULO

Tamanho da fonte: 
LETRAMENTO LITERÁRIO NO PROJETO EXTENSIONISTA PERTENSER: EVOCANDO OUTRAS VOZES
Jonatas Silva Caetano

Última alteração: 2021-11-10

Resumo


No contexto espacial do Instituto Federal de São Paulo, o Projeto “ PertenSer: Construção de interculturalidade com crianças migrantes” surgiu para direcionar um projeto de extensão às crianças da comunidade do entorno da instituição, a saber, migrantes latino-americanos, sobretudo, bolivianos. O projeto busca abordar questões da educação em uma perspectiva intercultural e decolonial e realizar atividades interdisciplinares. Para tanto, alunos bolsistas passam por uma formação teórico-metodológica embasada nos preceitos da “decolonialidade” (WALSH, 2009, 2018; MIGNOLO, 2018; SOUSA SANTOS, 2010) e da “educação intercultural” (CANDAU, 2012; OLIVEIRA; CANDAU, 2010).  Neste trabalho, abordamos as ações da área de Letramento Literário no ano de 2021, que tem como objetivo colocar em evidência vozes tradicionalmente marginalizadas, que contam uma história alternativa às grandes narrativas. São descritos materiais didáticos confeccionados pela equipe (discentes bolsistas e professores orientadores) e a oficina planejada para um evento com as crianças do projeto, após reflexões teóricas desenvolvidas em reuniões de formação, nas quais foram debatidos aspectos da educação intercultural e da pedagogia decolonial.

 

Palavras-chave: educação intercultural; pedagogia decolonial; letramento literário.