PORTAL DE EVENTOS DO CAMPUS SÃO PAULO, III MOSTRA DE PROJETOS DE EXTENSÃO DO CAMPUS SÃO PAULO

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PRÁTICAS CORPORAIS E EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NO PROJETO EXTENSIONISTA PERTENSER: JOGOS E BRINCANDEIRAS DA AMÉRICA DO SUL EM EVIDÊNCIA
Beatriz Barbosa Costa Santos, Mariana Santos Teófilo, Daniel Teixeira Maldonado

Última alteração: 2021-11-10

Resumo


No contexto espacial do Instituto Federal de São Paulo, o Projeto “PertenSer: Construção de interculturalidade com crianças migrantes” surgiu para direcionar um projeto de extensão às crianças da comunidade do entorno da instituição, a saber, migrantes latino-americanos, sobretudo, bolivianos. O projeto busca abordar questões da educação em uma perspectiva intercultural e decolonial e realizar atividades interdisciplinares. Para tanto, alunos bolsistas passam por uma formação teórico-metodológica embasada nos preceitos da decolonialidade e da “educação intercultural”. Neste trabalho, abordamos as ações da área de práticas corporais e educação intercultural no ano de 2021, que tem como objetivo compreender e analisar as manifestações da cultura corporal como linguagens que expressam uma parcela da produção de saberes produzidos pela humanidade, além de possibilitar a vivência dos seus gestos. Assim, estudamos jogos e brincadeiras de comunidades tradicionais e etnias indígenas da América do Sul e vamos realizar uma oficina presencial com as crianças do projeto a partir dos aspectos da educação intercultural e da pedagogia decolonial.