Tamanho da fonte:
ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA AULA PRÁTICA DE QUÍMICA PARA UM GRUPO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA EXPERIÊNCIA SINESTÈSICA.
Última alteração: 2022-10-13
Resumo
Esse projeto tem como objetivo geral a produção e aplicação de materiais didáticos focados no ensino de tópicos de ciências, especificamente a química e adaptados para alunos com deficiência visual (ADV). O ensino de química para a educação inclusiva de ADVs demanda a elaboração de atividades didáticas com adaptações, como a transcrição em Braille, descrição de imagens e também uso de modelos táteis. O projeto ocorreu com a parceria do Instituto Benjamin Constant (IBC), Rio de Janeiro, referência nacional na educação e capacitação profissional de pessoas com deficiência visual, e nesta, optou-se pelo uso das tecnologias da informação (TIC) para elaboração e a apresentação da aplicação de atividades: inicialmente houve a produção de áudio explicativo no formato Podcast, o qual, foi escutado pelos alunos e em seguida aplicado em sala de aula, essa aplicação foi transmitida via google meet para que os extensionistas pudessem observar da execução da mesma.
Texto completo:
PDF