Tamanho da fonte:
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS PARA O DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS: ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR ENTRE JOGOS MATEMÁTICOS E RECREAÇÃO
Última alteração: 2022-09-13
Resumo
O seguinte trabalho tem como objetivo abordar alguns aspectos importantes que são Jogos Matemáticos e Recriação através do quebra-cabeça chinês Tangram, além de relatar alguns pontos já trabalhados no Projeto de Extensão Escola Sem Fronteiras. O uso da ferramenta didática Tangram nos possibilita dedicar-se a diversos conceitos matemáticos, por exemplo geométricos e algébricos e, também aborda uma recriação com uso de dobradura para confecção das peças do quebra-cabeça, um aprimoramento da visão espacial ao manipular peças e desencadear uma reflexão multicultural a partir das figuras construídas. Os Jogos Matemáticos em sala de aula trazem componentes facilitadores para o desenvolvimento de diversas habilidades do raciocínio como foco, organização e concentração que são elementos fundamentais para uma boa aprendizagem, além de trazer uma descentralização na qual conseguimos ver algo por diferentes pontos de vista e desenvolver linguagem criativa que acaba aprimorando o raciocínio dedutivo e as trocas de informação.
Palavras-chave: Tangram, Jogos Matemáticos, Recriação, Multicultural.
Palavras-chave: Tangram, Jogos Matemáticos, Recriação, Multicultural.