Tamanho da fonte:
USO DA TAXONOMIA DE BLOOM REVISADA COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA DE APOIO AO ENSINO
Última alteração: 2022-10-13
Resumo
Este projeto visa proporcionar aos professores atuantes ou em formação na educação básica o estudo e uso da Taxonomia de Bloom Revisada no ambiente de escolar. A Base Nacional Comum Curricular trouxe novos desafio: a organização dos currículos por Área do Conhecimento, com o desaparecimento dos componentes curriculares e a organização das aprendizagens em competências e habilidades. O desenvolvimento de habilidades no ambiente escolar pressupõe uma reflexão em duas dimensões: a Dimensão dos Processos Cognitivos associada à Dimensão dos Conhecimentos, ambas contempladas na Taxonomia Revisada de Bloom, que se trata de uma ferramenta metodológica que permite o planejamento de objetivos educacionais, elaboração de instrumentos avaliativos, de rubricas e de matrizes de referência, comunicação de objetivos e estratégias, mapeamento da complexidade de exames, entre outros. O projeto está estruturado em 4 Ciclos de Oficinas e um Encontro Final. Até o momento foram realizados dois Ciclos de Oficinas e vem atendendo a professores e estudantes das redes de ensino público e privado. Todas as atividades são realizadas no formato online em encontros semanais.
Texto completo:
PDF