09:30 - 12:00 - 10/11/2021 |
Sessão Temática 1- A educação patrimonial a serviço da preservação do patrimônio cultural |
ARQUEO3DPE E O DESAFIO DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL ATRAVÉS DO USO DE TECNOLOGIAS: a importância de trabalhar novas linguagens no processo pedagógico para valorização do patrimônio arqueológico |
PREMISSAS PARA A PRESERVAÇÃO: os conceitos das Cidades Educadoras (AICE-UNESCO) |
||
SERÁ O BENEDITO! A educação patrimonial no ensino de história |
||
A PRÁTICA DA VISITAÇÃO GUIADA NO CASARÃO DO SÉCULO XIX SOLAR BARÃO DO GUAJARÁ EM BELÉM DO PARÁ |
||
ARQUIVO DE MEMÓRIAS DOS CENTROS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (CEA) DOS PARQUES PREVIDÊNCIA E DO CARMO |
||
CENTRO HISTÓRICO DE SANTA MARIA: O Projeto Interpretativo como ferramenta da educação patrimonial. |
||
Sessão Temática 2- Os jardins na preservação do patrimônio cultural |
JARDINS VERNACULARES DE LONDRINA-PR: Estudo de Caso na Rua Olinda |
|
MEMÓRIA, CIDADE E COTIDIANO: as fontes como fragmentos urbanos na primeira metade do século XX |
||
REMANESCÊNCIAS DO PATRIMÔNIO FERROVIÁRIO DE MINAS GERAIS: memórias dos trilhos do Complexo Ferroviário de Ribeirão Vermelho-MG |
||
GUIA DA CIDADE E ARQUITETURA DE SÃO JOÃO DEL-REI (MG): documentação dos imóveis religiosos |
||
LEVANTAMENTO ARQUITETÔNICO E DIGITAL DO PATRIMÔNIO CONSTRUÍDO DE DELFINÓPOLIS-MG: OBJETIVANDO UMA PROPOSTA DE RESTAURO |
||
A CASA DAS ROSAS E O SEU JARDIM HISTÓRICO |
||
Sessão Temática 3- O resgate de patrimônios esquecidos |
ACERVO PESSOAL E PROFISSIONAL DO ARQUITETO HANS BROOS: DESAFIOS INICIAIS DE SALVAGUARDA E CONSERVAÇÃO |
|
A PRODUÇÃO ESPECULATIVA DO ESPAÇO URBANO DO BAIRRO DA PRATA, CAMPINA GRANDE, PARAÍBA: Tensões entre a capitalização e a valorização de um bem cultural |
||
DO ENSINO À CULTURA: Proposta de Intervenção no prédio do Grupo Escolar Augusto Severo, Natal/ RN |
||
LARGO DA BANANA: ENTRE O APAGAMENTO E O RECONHECIMENTO DE UM LUGAR DA MEMÓRIA NEGRA PAULISTANA |
||
INSURGÊNCIAS NO PATRIMÔNIO: Igreja de São Daniel, arquitetura de Oscar Niemeyer jamais esquecida na favela de Manguinhos |
||
QUINTA DA BOA ESPERANÇA: uma experiência de mobilização social em defesa do patrimônio cultural e ambiental em Uberaba |
||
14:00 - 16:30 - 10/11/2021 |
Sessão Temática 4 - Os obstáculos impostos à preservação |
PRESERVAÇÃO OU DESCARACTERIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL? o caso da Feira da Torre de Tv de Brasília |
O PATRIMÔNIO DUPLAMENTE ESQUECIDO: os efeitos da pandemia da Covid-19 sobre edificação de caráter histórico em Fortaleza Ce. |
||
REQUALIFICAÇÃO, CULTURA E PATRIMÔNIO DA FEIRA DE SÃO JOAQUIM: Estratégias de Salvaguarda da maior feira livre da Bahia. |
||
O AFUNDAMENTO DA TERRA QUE LEVA MEMÓRIAS: o caso do bairro do Pinheiro e as edificações modernistas de Maceió-AL. |
||
FRAGMENTOS DA PAISAGEM: a descaracterização da Rua Roberto Clark em Birigui - SP |
||
O NOVO NORMAL: como a pandemia transformou nossa perspectiva de patrimônio |
||
Sessão Temática 5 - A preservação da memória e a representatividade social |
CONDOMINIOS FECHADOS RESIDENCIAIS E PATRIMONIO AMBIENTAL URBANO: simulacro e identidade |
|
SANATÓRIO MEDUNA: Um registro da psiquiatria piauiense na arquitetura |
||
O GUERREIRO ALAGOANO E O CAVALO-MARINHO PERNAMBUCANO os caminhos para a Patrimonialização |
||
REFERÊNCIA CULTURAL E ANTROPOLOGIA URBANA: presença da comunidade LGBTQIAP+ em São Paulo |
||
ENTRE MEMÓRIAS E VIVÊNCIAS: Um mapeamento afetivo das referências culturais do Morro São João. |
||
HABITAÇÃO, GÊNERO E HISTÓRIA: uma análise das transformações tipológicas da casa e sua relação com o papel da mulher na sociedade |
||
Sessão Temática 6 - Restauro arquitetônico: estudos de caso |
PATOLOGIAS EM EDIFICAÇÕES HISTÓRICAS: o caso da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Sabará |
|
DE PROPRIEDADES RURAIS À FRAGMENTOS URBANOS: O Casarão do Anastácio e a Casa do Regente Feijó no processo de reestruturação urbana de São Paulo |
||
ENTRE PLATIBANDAS E DESCARACTERIZAÇÕES: conjecturas acerca da preservação do centro histórico de Teresina |
||
O PASSADO COMPARTILHADO NO PRESENTE: Anteprojeto de restauro para as ruínas da capela de Santa Rita em Pedro Velho/ RN |
||
ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE NO THEATRO JOSÉ DE ALENCAR – FORTALEZA/CE |
||
RESTAURO DA COR DO MONUMENTO HISTÓRICO E ARTÍSTICO DE AVARÉ-SP: A CONCHA ACÚSTICA DE AVARÉ |
||
09:30 - 12:00 - 11/11/2021 |
Sessão Temática 7 - Memória e Identidade |
DESIGN À SERVIÇO DO PATRIMÔNIO: a construção de uma identidade visual comunitária |
DECOLONIZANDO A VILA MATILDE: um outro olhar sobre o território a partir da memória do Largo do Peixe |
||
UM PERCURSO NA MEMÓRIA: Reflexões do território Brás e Mooca. |
||
PATRIMÔNIO URBANO, MEMÓRIA E IDENTIDADE: uma análise sobre a Avenida Frei Serafim, Teresina - PI |
||
PAPEL E GIPSITA: AS LIÇÕES DA TÉCNICA E DA FORMA NO LICEU DE ARTES E OFÍCIOS DE SÃO PAULO |
||
MEMÓRIA E HISTÓRIA: ESTUDO DA CASA AREDES EM AVARÉ/SP |
||
Sessão Temática 8 - Manifestações Patológicas e a Conservação dos Bens Edificados |
PRÉDIO CENTRAL 95 ANOS: uma ação comemorativa em uma instituição tombada no Capão Redondo |
|
CARACTERIZAÇÃO DE PERFIS DE UMIDADE ASCENSIONAL EM REVESTIMENTOS ARGAMASSADOS TRADICIONAIS |
||
AVALIAÇÃO DAS MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS DO MUSEU DE MODA DE BELO HORIZONTE: Contribuição para manutenibilidade da edificação |
||
A IGREJA DA VILA MARIA ZÉLIA E O SEU ESTADO DE CONSERVAÇÃO E RESTAURO |
||
Sessão Temática 9 - As vozes do Patrimônio Cultural |
PESQUISA-CAMARA-AÇÃO! etnografia visual “(Praça) Benedito (Calixto) Seja Ocupada” |
|
O PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO E A SUA PERCEPÇÃO PELO INDIVÍDUO: o caso do Edifício “A Noite" |
||
UM PALCO, VÁRIAS VOZES: interpretações e potencialidades locais no planejamento e preservação do Largo do Rosário, no Sítio Histórico de Olinda - PE. |
||
AUSÊNCIAS SOBRE A LUTA COMUNITÁRIA E DEMOCRÁTICA PELA PRESERVAÇÃO DO PARQUE MODERNISTA, EM SÃO PAULO. |
||
RESGATE HISTÓRICO DE UMA COMUNIDADE: Um olhar sobre a história e os patrimônios culturais material e natural do bairro Ponte Alta |
||
FAZENDA DA TAFONA - UMA CASA NO MUNDO DE DENTRO Furando a bolha da história oficial |
||
14:00 - 16:30 - 11/11/2021 |
Sessão Temática 10 - Patrimônio Cultural: os inventários e os planos de conservação |
PLANO DE GESTÃO E PRESERVAÇÃO DO PALÁCIO AMARELO/CMP-PETRÓPOLIS/RJ |
PATRIMÔNIO CULTURAL DE IJUÍ, RS – BRASIL: o conjunto de edifícios concebidos pela família Glitz |
||
OS INVENTÁRIOS POST-MORTEM E SUA POTENCIALIDADE NA PESQUISA DA HISTÓRIA, ARQUITETURA E URBANISMO: casario urbano de São João del-Rei (MG), 1800-1816 |
||
REESTRUTURAÇÃO DAS FICHAS DO INVENTÁRIO DO PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO DE CACHOEIRA DO SUL/RS |
||
PROTEGENDO AS MEMÓRIAS DO SERIDÓ: Subsídios para a criação de Plano de Proteção Patrimonial do centro histórico de Currais Novos/RN |
||
Sessão Temática 11 - História e a memória dos cines e teatros do Brasil |
A VIDA E MORTE DO CINE IDEAL: memórias de um cinema de rua em Maceió-AL |
|
CASINHA PEQUENA: Restauro do Cine Cruzeiro em Conchas - SP |
||
CIRCUITO DE CINEMA DO PENEDO |
||
TRÊS CIDADES, QUATRO TEATROS E CINCO VALES: as transformações dialéticas da paisagem cultural do Vale do Anhangabaú e do Theatro Municipal de São Paulo (séculos XIX-XX) |
||
A CASA DE ÓPERA DE SÃO PAULO NO SÉCULO XVIII: Construção, usos e uma hipótese de reconstituição arquitetônica. |
||
A VIDA E MORTE DO CINE IDEAL: memórias de um cinema de rua em Maceió-AL |
||
Sessão Temática 12 - Patrimônio e Preservação: uma abordagem interdisciplinar |
RETRATO LITERÁRIO: Patrimônio e preservação da memória na obra de Mário de Andrade. |
|
DESIGN E CIDADE: Uma abordagem interdisciplinar da obra de John Ruskin |
||
PATIO FERROVIÁRIO DA ESTAÇÃO NOVA DE CAMPINA GRANDE.PB: degradar ou consumir? proteger ou usar? |
||
NÚCLEOS COLONIAIS CARAMBEHY E RIO DAS ANTAS DA EFSPRG |
||
O CEMITÉRIO DOS INGLESES EM SALVADOR, BAHIA: documentação da arte e arquitetura cemiterial |
||
O PATRIMÔNIO ARQUIVÍSTICO DAS UNIVERSIDADES INTEGRANTES DO SIGA |
||
09:30 - 12:00 - 12/11/2021 |
Sessão Temática 13- Paisagem Cultural e Projetos |
ETNOCONSERVAÇÃO URBANA: Diretrizes sustentáveis para a Gestão da Conservação da Paisagem Cultural Carioca |
PROPOSTA DE REQUALIFICAÇÃO DO “MERCADO NOVO” EM CAPELINHA (MG) |
||
AFERIÇÃO DOS VALORES DA PAISAGEM CULTURAL E O CONJUNTO MODERNO DA PAMPULHA |
||
A CONSTRUÇÃO DA PAISAGEM A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO LUGAR E AS NOVAS NARRATIVAS DO PATRIMÔNIO CULTURAL: A construção do Espaço Comum Luiz Estrela |
||
CAMADAS DO TEMPO E A FORMAÇÃO DA PAISAGEM CULTURAL DE SANTA MARIA |
||
Sessão Temática 14- Patrimônio Cultural: documentação e processos |
O PROCESSO DE RESTAURO DA CASA DO BARÃO DO RIO BRANCO: a casa como elemento da multidisciplinaridade no curso de Arquitetura e Urbanismo da UERJ, Campus Petrópolis/RJ |
|
RUÍNAS- UM REGISTRO SOBRE A HISTÓRIA DAS CIDADES: Alcântara no Maranhão. |
||
A Igreja Matriz de São José das Três Ilhas: evolução dos danos de 2009 a 2021 |
||
EMOÇÕES CEMITERIAIS: um novo vislumbre no Cemitério da Soledade |
||
O SIMBOLISMO DA ARQUITETURA RELIGIOSA NA CONSTRUÇÃO DE PAISAGENS: estudo arquitetônico de igrejas históricas do Rio de Janeiro |
||
O USO DO DENSE STEREO MATCHING (DSM) PARA DOCUMENTAÇÃO E DIAGNÓSTICO DO PATRIMÔNIO CONSTRUÍDO: O CASO DA CAPELA DE SÃO JOSÉ DA VILA MARIA ZÉLIA/SP |
||
Sessão Temática 15- Propostas de Intervenções e Restauro |
HABITAR O PATRIMÔNIO: Retrofit do Edifício Rolim em habitação |
|
A PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O ANTIGO MOINHO PARANAENSE |
||
POR UM MANUAL DE CONSERVAÇÃO DOS IMÓVEIS DO CENTRO HISTÓRICO DE SÃO PAULO: democratização do conhecimento e políticas públicas |
||
RECONSTITUIÇÃO ARQUITETÔNICA DO FORTE DE SÃO FRANCISCO DE SÃO LUÍS, MARANHÃO, BRASIL: Um ensaio de cripto história da Arte |
||
CONTRIBUIÇÕES DA ENGENHARIA CIVIL PARA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO: Análise de Patologias através dos Mapas de Danos do Casarão dos Junqueiras, Pouso Alegre, MG |
*O artigo final deverá ser encaminhado para o e-mail do Cicop Brasil 2021 até o dia 17 de outubro 2021. E-mail: 3cicop.sp@gmail.com
**As apresentações serão de 12 min para cada artigo apresentado. Para os slides, o tamanho máximo recomendado é de 4Mb e não há template pré-definido, porém, frisamos que o título do artigo, a autoria e os órgãos de financiamento (caso existam), além da vinculação institucional, sejam apresentados no primeiro slide da comunicação.
Equipe Cicop Brasil 2021