PORTAL DE EVENTOS DO CAMPUS SÃO PAULO, V MOSTRA DE PROJETOS DE EXTENSÃO DO CAMPUS SÃO PAULO

Tamanho da fonte: 
A CONSULTA PÚBLICA SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO POSSUI POTENCIAL PARA IDENTIFICAR AS FRAGILIDADES VIVENCIADAS PELAS ESCOLAS?
Elaine Pavini Cintra, Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes, Luci Rocha Aveiro, Valéria Rocha Aveiro do Carmo, Virginia Nazaré Rocha Aveiro Dias, Emmanuela Gracina Florian Marques

Última alteração: 2023-09-05

Resumo


A experiência vivenciada pela comunidade escolar nos primeiros anos da implementação do Novo Ensino Médio revela a percepção de que as propostas desta nova política educacional não atendem a muitas das demandas de estudantes e professores deste nível de ensino. Neste trabalho são apresentados os resultados de uma análise documental que investigou a consulta pública “Avaliação e Reestruturação da Política Nacional de Ensino Médio”3, proposta pelo Ministério da Educação em abril de 2023. O trabalho foi desenvolvido por grupo formado por pesquisadores e professores atuantes no Projeto de Extensão Abordagens Multi e Interdisciplinares voltadas aos Itinerários formativos. A análise do documento foi organizada a partir de 4 temas – equidade, formação geral básica, formação inicial e continuada de professores e ensino - reconhecidos como ecos das vozes provenientes da comunidade escolar e da sociedade civil. O estudo mostrou que a maior parte das questões da pesquisa não conversa diretamente com aqueles que vivem o cotidiano escolar, indicando fragilidades que podem comprometer o objetivo da consulta pública.